17.9.09

Ingvar Kamprad e família: US$ 22 bilhões. Ikea


Visão geral
A empresa distribui seus produtos por uma rede de revendas próprias; a característica principal da IKEA é que seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes.
Com 238 lojas em 34 países;[2] a maioria na Europa, as outras nos EUA, Canadá, Ásia e Austrália, e mais de 20 lojas abertas durante 2005. A IKEA é uma das poucas redes varejistas a ter pontos de venda tanto em Israel quanto nos outros países do Oriente Médio.
IKEA é geralmente pronunciado (AFI: [/i'ke.a/]) mas em muitos países de língua inglesa, é pronunciado (AFI: [/aɪ'ki:ə/]) rimando com a palavra inglesa "idea".
O catálogo IKEA, contendo cerca de doze mil produtos, tem uma tiragem de cerca de 175 milhões de cópias anuais mundialmente e é distribuído gratuitamente através dos correios ou nas lojas.[3] Tiragem maior que a da Bíblia (estimado entre 53 e 100 milhões de cópias anuais).[4]
História
IKEA foi fundada em Älmhult, Suécia no ano de 1943 por Ingvar Kamprad, então com 17 anos. O nome da companhia é composto pelas primeiras letras de seu nome além das primeiras letras dos nomes da propriedade e da vila em que cresceu: Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd.
Originalmente, a IKEA vendia canetas, carteiras, molduras para fotos, mesas, relógios, jóias ou praticamente qualquer coisa que Kamprad acreditava que poderia vender a baixo preço. Mobiliário entrou na lista de produtos da IKEA em 1947 e, em 1955, a IKEA passou a desenhar seus próprios móveis. O mote da empresa é "Soluções acessíveis para viver melhor" (em tradução livre).
No início, Kamprad vendia seus produtos em sua casa enviava encomendas pelo correio, mas uma loja foi aberta em Älmhult. Foi também o local do primeira "loja armazém" que se tornaria o modelo para as outras lojas IKEA. Em 23 de março de 1963 a primeira loja fora da Suécia foi aberta em Asker, cidade norueguesa próxima a Oslo.